A comunicação do Controllr com o Mikrotik é através do protocolo Radius, existem duas formas de fazer a configuração, manualmente ou utilizando aplicativo de integração automática criado pela equipe de desenvolvedores e que já vem no Controllr. Será apresentado as duas formas de integração.

Integração Automática

O Aplicativo Integração Mikrotik, busca dinamizar e evitar erros de configuração, configurando e inserindo as regras necessárias para comunicação entre os servidores automaticamente, para utilizar essa forma de configuração siga os passos:

1) Cadastre no aplicativo Dispositivos o Mikrotik que ficará responsável pela autenticação dos clientes.




2) Após cadastrar, verifique se o status da conexão com disposito é conectado (Verde).

Caso não esteja Verde, verifique se a senha de acesso Mikrotik foi informada corretamente, se o serviço da API (IP > Services) está ativado no Mikrotik e se Controllr está com acesso ao Mikrotik (pingando o ip do Controllr no Mikrotik). Ao passar o mouse em cima da cor do status será mostrado o motivo do sistema não conseguir se comunicar o dispositivo.



3) Cadastre no aplicativo Subredes a faixa de IP que será utilizada.



4) Após cadastrar seu dispostivo e refenciar a subrede, abra o aplicativo Integração Mikrotik e preencha as informações conforme a sua necessidade, selecionando o tipo de autenticação (PPPoe, Hotspot ou IPxMAC), Subrede, Dispositivo, Interface e tipo de Criptografia.



5) Seguindo esses passos a autenticação estará configurada no seu mikrotik e já pode inicar a autenticação dos clientes.

Integração Manual

Para realizar a integração manual é necessário realizar os passos a seguir, de acordo com o tipo de autenticação escolhido;

1) Cadastre o servidor Radius, indicando o IP do Controllr e a senha NAS.



2) Em IP > Pool, crie um novo Pool, com o classe que será atribuido aos clientes.



Configurando - PPPoE

3) Para configurar PPPoE para usar o protocolo radius, inicialmente siga até PPP > Secrets > PPP Authentication & Accounting e Marque a opção 'Use Radius', 'Accounting' e no campo 'Interim Update' insera o valor '00:01:00'



4) Agora em PPP > 'PPPoE Servers' crie um novo servidor



5) Em PPP > 'Profiles' crie um novo perfil refenciando o Pool criado anteriormente. Após esse passo a integração com o Controllr para autenticação PPPoE está pronta.



Configurando - Hotspot

3) Para configurar Hotspot para usar o protocolo radius, inicialmente siga até IP > Hotspot > Server Profile e crie um novo perfil, como no exemplo da imagem a baixo;



4) Agora em IP > Hotspot > Servers crie um novo servidor refenciando o Perfil criado anteriormente.



Após esses passos a integração com o Controllr para autenticação Hotspot está pronta.

Configurando - IPxMAC

3) Para configurar a autenticação IPxMAC utilizand o protocolo radius, siga até IP > DHCP Server > DHCP e crie um novo DHCP Server, como no exemplo da imagem a baixo;